11 setembro, 2006

My Own

Minha falta de assiduidade televisiva costuma deixar-me até certo ponto aparte de muitos dos fenômenos sociais presentes por aí. O novo jargão do Zorra Total, a nova banda de emo do momento, o novo “programa escroto” de baixaria do SBT (a propósito.. tais coisas citadas ainda existem?), tudo isso soa muito estranho pra mim. Até certo ponto, porque todos os quadros de programas de finais de semana copiados da TV americana acabam entrando, talvez não pelos meus olhos, mas pelos meus ouvidos enquanto estou no computador escrevendo pra o Cafezinho com Cigarro. Mas o que eu continuo sem saber é quem é essa nova escritora brasileira Dani Surfistinha entre os 10 mais vendidos da seção de auto-ajuda.

Por falar em TV americana, foi de lá que veio uma expressão social a qual me surpreendeu certa vez, mais especificamente da MTV: o programa My Own, uma versão moderna daquele Xaveco do SBT, mas nessa a pessoa escolhe o pretendente que mais se aproxima do seu ídolo em questão. Nesse afortunado dia fui premiado com o My Own Usher (para os assim como eu desatualizados, Usher é uma espécie de Latino norte-americano que sabe cantar).

Começa com depoimentos das amigas dizendo “Ela nunca arranja namorados..” seguidos dos seus próprios “...Eu acho que nunca consigo um namorado porque comparo todos os homens ao Usher...”. Eis que aparecem 10 caras buscando satisfazer essa carência da jovem, provar que são capazes de fingir que é o cara de forma convincente e para isso devem se submeter a algumas provas. Na da dança por um momento pensei estar vendo o My Own Jacaré... seguida por uma bateria de perguntas, incluindo “qual a flor preferida do Usher?” (e o pior, acreditem... o cara respondeu certo, e não era múltipla escolha). A garota, que não era tão mau assim embora não valesse tal esforço, já tendo falado que adorava o abdômen do Usher, pediu pros pretendentes levantassem a camisa... bem, no mínimo abre um precedente bastante interessante num possível futuro My Own Scarlett Johansson. (vale um comentário particular para a legenda que dizia “-Ele é da hora!”)

Não bastando a carência afetiva exaltada da menina, os finalistas mostram seus quartos, guarda-roupas, etc para reafirmar o quanto são iguais ao Usher, com direito a depoimento da mãe “Meu filho chega a achar que é o próprio Usher, eu mesmo não consigo distinguir os dois as vezes”. Enquanto isso, a garota fazia críticas com toda a propriedade “O Usher nunca usaria uma roupa dessas”.

Confesso não conseguir deixar a TV ligada ainda muito depois disso, mas um pensamento não parou de rondar em minha mente: não é a toa que essa sociedade produz tantos serial killers e por sinal é a única que o faz, os quais são indubitavelmente mais bizarros que os terroristas árabes, por exemplo. O homem bomba deveras acredita que será recebido por cerca de 100 virgens as quais sempre voltam a ser virgens (vai entender onde isso é vantagem, mas tudo bem...), enquanto o serial killer nerd, de óculos fundo de garrafa e branco simplesmente não tem o que fazer com sua “liberdade”.

por Felipe "Baiano" Batista

17 Comments:

At 7:40 PM, Anonymous Anônimo said...

dani surfistinha
my own jacaré
100 virgens que voltam a ser virgens
huheuehuhe
fico massa o texto

 
At 8:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Danilo, espectador assíduo do My Own... Volta e meia ele me falava desse programa, "Calé, teve um dia que a menina queria um Dave Grohl, foi o melhor My Own que eu já assisti"...

 
At 8:21 PM, Anonymous Anônimo said...

A qualidade da programação da tv é tão deplorável que as vezes chega a ser engraçado (de tão triste).

Como se sentir um idiota? É só Ligar a tv no faustão e assistir por 5 minutos.

 
At 3:37 PM, Anonymous Anônimo said...

Ow...postando aqui finalmente... ;D

Mas na moral...
Dependendo do meu humor, ou eu fico incrédula com o que vejo na TV ou eu morro de rir ao perceber o quanto é deplorável a situação...sinceridade, só tenho isso a dizer porque não vale nem a pena relatar...

 
At 4:24 PM, Anonymous Anônimo said...

valeu b! muito massa.
Agora imagine um my own Preta gil, o tanto de porca-pampa que iria querer participar...

 
At 10:46 PM, Blogger Alex de Large said...

O pior, eh que as vezes eh My Own Beyonce e mesmo assim aparece um monte porca-pampa.

Eu quero um My Own Fernanda Lima. Ou Nicole Kidman. Ou Sharapova. Ou Dementieva. Ou Natalie POrtman. Ahhh, respeite a ôia!!

 
At 10:01 AM, Anonymous Anônimo said...

Assistisse Paradise Now? Os homens-bomba não se matam por causa das virgens que o aguardam no céu, o buraco é bemmmm mais em baixo e embora as verdadeiras razões para eles serem kamikazes sejam extremamente radicais, não são nenhum pouco fantásticas ou transcendentais. São políticas e ideológicas. Esse filme merece ser assistido justamente por isso, pq joga no lixo essa idéia falaciosa das virgens.

 
At 12:01 PM, Anonymous Anônimo said...

ai, ai..

 
At 9:16 AM, Blogger Alex de Large said...

Victor, e sobre o tema do post tens algo a dizer?!

 
At 9:49 AM, Anonymous Anônimo said...

Achei interessante o comentário..
Primeiro que um Homem-Bomba é um Homem-Bomba e não um Kamikaze, embora ambos sejam suicidas.
E o que existe lá, assim como aqui no ocidente, são inocentes úteis apegados a crenças e causas, lutando e morrendo guiados segundo interesses de líderes.

[e o buraco da virgem não é tão mais em baixo assim, só mais estreito]

 
At 4:49 PM, Anonymous Anônimo said...

Não entendi o "ai, ai", ou melhor, entendi, só não achei justificado.

Alex... não, os homens-bomba me interessam mais. E antes que vc julgue meu primeiro comentário off-topic, veja o que disse o próprio autor do post: "Achei interessante o comentário".

Felipe, exato... concordam com os interesses políticos-ideológicos de seus líderes e são assim guiados e não pelo sonho fantástico das virgens. Elocubrações sobre o tamanho do buraco da virgem a gente deixa pra uma mesa de bar! ;) Aliás... a gente tem de pagar a cana que a gente tá devendo a Hivelog!!! hehehehe

Uma das acepções da palavra kamikaze no houaiss: "suicida em potencial; que ou quem ignora a própria segurança ou bem-estar"

Abraço e até amanhã!

 
At 10:50 AM, Anonymous Anônimo said...

Assim como se você colocar "Hooligans" provavelmente vai encontrar "torecedores violentos, etc" apesar de esse nome dado a aquele grupo de torcedores ingleses.
Na verdade o texto não é sobre terrorismo, eu também fiz "ai ai" quando li o comentário, apesar de achar interessante por ter entrado nesse assunto que também faz parte do texto, porque nele você discorda de algo que eu nem disse,

Enfim... o Cafezinho com Cigarro continua um espaço aberto para as idéias dos três que desocupados que o fazem e os mais ainda que frequentam

 
At 1:16 AM, Anonymous Anônimo said...

?

 
At 12:57 PM, Anonymous Anônimo said...

Hoje é domingo.. e como não poderia ser diferente... já sabem
Agora presencio uma descarada, inescrupulosa e ridícula exploração da pobreza, disfarçada de boa ação.
No programa, pessoas carentes contam suas sinceras histórias tristes ao som de uma trilha de piano de fazer qualquer um chorar. Na medida em que a audiência sobe a apresentadora intercala entre publicidade do Sonridor e o quadro onde o jovem surfista está saindo escolhendo a sogra mais gostosa.

"...meu filho, quando for se casar olhe primeiro pra mãe da moça..."
qual foi o homem que nao ouviu isso?

 
At 1:14 PM, Anonymous Anônimo said...

um circo!!
comparavél a uma arena romana

 
At 4:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Quando chega dia de domingo eu fico tentado com as maravilhosas atrações da TV aberta, e confesso que fico perdido e não sei o que devo assistir:

Faustão, com sua maravilhosa dança dos famosos, e "Suzana Vieira arrasando, com mais de 60 anos de idade"; Raul Gil, e seu desafio de "talentos"; Super Nanny, a babá perfeita; Alguma coisa da Eliana; Beija-Sapo.

 
At 8:06 PM, Anonymous Anônimo said...

My Own Fiorella Matheis!!!

 

Postar um comentário

<< Home