The Assassination of Richard Nixon
Uma casa com jardim, filhos brincando no quintal, um cachorro correndo de alegria quando lhe vê, uma mulher atenciosa o esperando com o jantar posto à mesa vindo de seu bem sucedido emprego. Se é isso que você quer, só depende de você. Se é realmente isso que você quer, a vida está aí de portas escancaradas esperando você se levantar do sofá, arregaçar as mangas e encontrar a mais pura e bela FELICIDADE. É isto que nós escutamos todos os dias: a felicidade só depende de você.
Sam Bicke foi enxotado de casa, seus filhos o ignoram, sua mulher o acha patético e nem seu cachorro abana mais o rabo como antigamente. Bicke é um fracassado. A felicidade está longe de bater à sua porta. Na verdade, nunca bateu. Simplesmente porque ele não se enquadra neste clube hipócrita cheio de falsa moral. O que Bicke realmente gostaria era que a sociedade fosse honesta, fosse ingênua como ele, onde a mentira nunca fosse caminho para a vitória.
Mas num mundo onde a felicidade é supervalorizada, onde as pessoas passam por cima de tudo e de todos, Bicke é apenas mais um que se não corrompido, viverá para sempre a estigma de um fracassado. Apenas porque decidiu não mentir para si.
Interpretado magistralmente pelo sempre competente Sean Penn (junto a Ed Norton, o melhor ator de sua geração) cria um personagem perdido e desolado que tenta a fundo recuperar sua dignidade.
Com seu casamento afundando (ou afundado), sua primeira iniciativa é arrumar um emprego lucrativo na espera de que sua mulher o veja assim com outros olhos. Vira então vendedor de móveis. Imediatamente seu novo chefe o ensina todas as artimanhas de como “convencer” os clientes a fazerem suas aquisições. É PRECISO PRIMEIRAMENTE ACREDITAR EM VOCÊ - diz ele - E assim meio caminho estará andado. O cliente acreditará no que você quiser. Se o sofá for de napa e não de couro, é só dizer que é tão confortável quanto o couro só que mais fácil de limpar e ainda acrescente à frase 10% de desconto. E se o cliente ainda rebater pedindo mais desconto é só dizer “Senhor, me desculpe.. é o máximo que posso dar, estaria assim tirando da minha comissão se lhe desse mais desconto”. Resumindo, aprenda a mentir e seja feliz.
E é exatamente isso que Bicke não queria para sua vida. Mas disposto a sacrificar seus ideais para chegar a tal felicidade, Bicke tenta. Enquanto isso, querendo abrir um negócio com seu grande amigo Bonny, interpretado pelo fantástico Don Cheadle, pede um empréstimo a TIO SAM.
Só que esqueceram de avisá-lo que a felicidade não depende apenas de si, que essa mentira contada através dos discursos de auto-ajuda e de depoimentos vitoriosos apenas serve para decepcionar e engessar o ser-humano. Ninguém fala de SORTE, OPORTUNIDADE, ACASO, ou uma simples aprovação de crédito.
E aí, aquele que fez de tudo, abdicou dos seus ideais se passa por um ser patético, pronto para desistir da vida.
Paralelamente, o filme mostra uma das maiores crises políticas que os EUA já viveu: Richard Nixon e o caso Watergate.
Então.. por que não assassinar o maior mentiroso de todos? Por que não acabar com o mal pela raiz? Por que continuar vivendo num mundo sem esperança, cheio de pré-conceito, falso moralismo e mentiras maquiadas?
PORQUE A FELICIDADE SIM, DEFINITIVAMENTE SE COMPRA.
Samuel J. Bicke, de fracassado não tem nada.
por Rick Monteiro
2 Comments:
caralho!agora é que eu quero ver o filme mermo. so que, tem algumas coisas no texto que eu nao sei se entendi direito, em relaçao a felicidade. segunda no giga, a gente vai ter que falar sobre isso
hehehehee
ae
abraçao
fique com deus
Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»
Postar um comentário
<< Home