09 março, 2006

Separados no Nascimento

Descobri um tempo atrás que eu estou totalmente desatualizado a respeito de música. Estava eu na sessão de CD´s de um grande supermercado quando vi passando um show numa das TV´s e apesar do som baixo reconheci a música.. mais um segundo olhando para o video deduzi ser o tão prometido novo DVD do Angra(!)... e ainda mais tocando uma música que nunca é tocada ao vivo. Depois de um tempo percebi algo diferente, e digamos estranho, em "Bleeding Heart".. quando chegou o refrão eu ouvi algo parecido com "me fere, me risca de amor!", foi aí que eu percebi que se tratava de uma promoção do DVD de Calcinha Preta (2 por R$10,90). Fiquei realmente impressionado com aquilo, pois o cara era idêntico a Edu Falaschi!!


-----Marlus Viana (Calcinha Preta) -------------------Edu Falaschi (Angra)
Depois disso fui reparando cada vez mais.. é incrível como as bandas de "forró" agora querem ser rock stars. Já saíram de cena os chapéus de couro de sertanejo, as botas, as sanfonas nas mãos e o que temos hoje são cabeludos em calças de couro e caras com poses rock'n'roll. Nesse mesmo video de Calcinha Preta tinha outro vocalista (uma banda razoável de "forró" tem em média 37 vocalistas entre homens e mulheres, quase uma ópera) usando óculos escuros, todo poser.. e bem ao estilo Bono Vox do U2. Em outro show, o do Limão com Mel, eu também fui pego confuso.. uma introdução orquestrada, o que me deixou achando que fosse o início de um show de metal, até que entrou o vocalista com um, por sinal irritante, "oiii!".


---- Daniel Diau (Calcinha Preta)--------------------- Bono Vox (U2)

É normal das bandas nesse estilo fazerem versões em português de hits internacionais, músicas de novela, etc para aproveitar o sucesso dos originais. Mas o fato interessante de gravarem a música do Angra, uma banda de heavy metal brasileira nada popular entre o grande público e uma música que passa longe de ser top das rádios, mostra que alguém ligado a banda escutava pelo menos alguma coisa de metal e deixa claro que eles se espelham nos artistas do rock. Quando tive oportunidade de comentar com o próprio Eduardo Falaschi, que é o compositor de "Bleeding Heart", ele brincou dizendo "não estão depositando nada na minha conta".

Por fim, olhando para o público no DVD e vendo todas aquelas pessoas simplesmente viradas para o palco, mulheres penduradas nas costas dos namorados e nada de forró falei "o forró já se perdeu há muito tempo"e minha namorada respondeu "morreu com Luiz Gonzaga". Não é que não existam mais artistas fazendo forró de verdade, mas esses agora tem de se encaixar em subdivisões do estilo que na verdade eles é quem o fazem legitimamente.. por exemplo "forró pé-de-serra".

por Felipe "Baiano" Batista, que espera nunca ter de ouvir uma versão de "Hunters And Prey" do Angra feita por banda de forró alguma

13 Comments:

At 1:15 AM, Anonymous Anônimo said...

Não há muito a se acrescentar ao texto, o forró tá se perdendo e o pior é que é tudo culpa dos empresários da mídia... quando chega alguem querendo faturar em cima, estraga tudo!

Aí as pessoas não sabem discernir essas coisas, consomem essa mercadoria que é tudo menos forró... não tiveram educação musical porque o país não dispõe de uma educação de qualidade...

E o governo não melhora a educação porque os empresários da mídia querem continuar faturando com o povão... e o governo também quer uma mídia que use o povo como massa de manobra... então tudo acaba ficando na mesma...

Quando isto vai mudar? Eu também gostaria muito de saber...

 
At 10:36 AM, Anonymous Anônimo said...

"Quando tive oportunidade de comentar com o próprio Eduardo Falaschi....."
Faltou botar a foto de vcs dois pra provar isso!
=PP


me fere, me risca de amoooor...
and all i ask is comprehension....

 
At 10:43 AM, Anonymous Anônimo said...

ah sim!, e as fotos estão realmente iguais!!
aliás, eu acho que katilce foi parar no show errado!!! viu o forrozinho que ela dançou qnd subiu ao palco, se esfregando em bono? na verdade ela achava que era o outro e o sonho da vida dela era dar um beijo no tal de daniel diau! quão frustrada deve ter ficado ao descobrir o engano... =/

 
At 11:37 AM, Anonymous Anônimo said...

Esse tipo de coisa eu chamo de "vulgarização do Rock n'Roll". Ah, e do forró também. Do verdadeiro forró.

 
At 12:26 PM, Anonymous Anônimo said...

For All = Forró

Antigamente , no Brasil, existiam muitas festas que visavam pessoas de todos os tipos, quando os ingleses chegaram aqui ficaram indignados com a quantidade de pessoas diferentes reunidas em uma festa só e resolveram dar um nome, podia ser muditation, mas ele acharam nada mais justo que FOR ALL :D:D:D!!! Com o passar dos anos os brasileiros, não dominadores do inglês britânico, aportuguesaram o for all de Forró...hahaha...E adiantando mais no tempo, percebemos que os antigos forrós tocados em interiores e vistos em historinhas do Chico Bento, foram parcialmente disimados, e mudaram o espaço de atuação tambem para a cidade grande, então....Eu paro para pensar pelo menos um pouquinho, sei que o antigo forró perdeu-se no tempo, mas o atual forró esta mais for all do que nunca...hahaha
(A historia pode ter errinhos bobos devido ao tempo em que esta historia foi me passada e tambem porque não li isso em lugar nenhum, apenas ouvi falar, maaaas confio em minhas fontes...=p)

 
At 12:30 PM, Blogger Alex de Large said...

Rock tah na moda. Ateh Vanessa Camargo faz "rock" hj em dia.

 
At 6:09 PM, Anonymous Anônimo said...

Essa história do FOR ALL é lenda, não há nada que comprove isso...

O forró já era chamado de forró muito antes dos norte-americanos (não só os ingleses) meterem o nariz por aqui... a origem mais provável vem do africano "forrobodó". ;)

 
At 6:15 AM, Anonymous Anônimo said...

Dominguinhos fazendo arranjos para o Angra também não é um fato verídico! =P

 
At 10:50 AM, Anonymous Anônimo said...

como ja dizia o baiano branco: tchu tchu tchu tchu tchu

 
At 3:19 PM, Anonymous Anônimo said...

É Felipe,infelizmente o forró tradicionalmente conhecido mesmo assim tipo Luíz Gonzaga já era...e pra piorar a situação além de traduzir músicas decentes, ainda não se dão por satisfeitos e copiam o estilo de grandes cantores.. Alguém já ouviu falar de um tal de Bonde do Forró??? q agora o vocalista abandonou e tá mais conhecido como Bruno do Forró?Explico... cara, o cara é a cópia fiel do Bruno (Bruno e Marrone) q diga-se de passagem estão longe dos verdadeiros cantores de música sertaneja.
É que futuro terá nossa geração futura...é lamentável mas muito triste.

 
At 8:30 PM, Anonymous Anônimo said...

Essa coisa do forro "estilizado' (que não tem NADA DE ESTILO) não tem essência nenhuma, foge , por completo, as verdadeiras raízes do velho e bom forró...essa mistureba ai , que move multidões, enlouquece mulheres, é mais um 'ritmo de massa'...mistureba só de letras de rock, funk (sim, isso mesmo), brega...ao passo de "dois pra lá dois pra cá..." (com aquela viradinha básica...que, obviamente , n poderia faltar)! Tempos pós-modernos, pessoas...e "ritmos' tb...hehehehe!

 
At 9:40 AM, Anonymous Anônimo said...

ritmo da massa mesmo é o reggae

 
At 11:50 PM, Blogger flavia said...

eu tenho medo de bandas de forró que não tocam forró! elas me fazem ter pesadelos!

=/

 

Postar um comentário

<< Home