21 janeiro, 2006

2006...

Já se passaram 5 anos da odisséia no espaço. Ainda não temos o computador orgulhoso e prepotente, nem ao menos descobrimos de onde veio o monolito. Mas muitas outras descobertas e invenções, as quais são mais próximas do nosso cotidiano do que seria a ponte aérea Terra-Plutão, caracterizam bem a vida moderna.

Eu lembro que, quando era adolescente, tinha um caderno o qual eu levava para o colégio. Ele podia até servir para escrever alguma matéria de vez em quando, mas o máximo mesmo eram as pessoas assinando e escrevendo coisas atrás da capa e contra-capa. Com certeza era mais popular quem tivesse o caderno mais rabiscado de assinaturas e recados, por mais que fossem sempre os mesmos clichês, ainda mais quando constava o nome daquela menina que todos babavam por ela.

Não sei se isso ainda existe.. confesso não saber sequer se hoje quem estuda em colégio ainda usa caderno, enfim... No mundo dos blogs, fotologs, orkut e afins dá pra ver essa mesma coisa dentro de outra moldura. Acredito que ter a foto lotada de comentários faça o mesmo sentido de quando não tinha mais espaço no verso da minha capa. Realmente as meninas “mandavam scraps” pra mim nas folhas da matéria de história, onde quase nada tinha escrito, e até “escreviam depoimentos” na de biologia, onde tinha menos ainda. Isso nem tem muito tempo, lembro disso ainda no meu último ano de segundo grau.. se bem que... não.... realmente isso não faz tanto tempo assim.

Voltando à prática das assinaturas.. a camisa da farda no final do ano é um ótimo exemplo de como tudo não mudou tanto de lá pra cá... via-se muito no pátio do colégio aquele pessoal que deixava uma camisa no meio de um grupo de desconhecidos pra ganhar mais nomes, talvez em troca os desconhecidos tivessem um rabisco a mais também.

E quando chegava alguém na classe com um álbum de fotografias era a maior festa, passava de mão em mão até encher o saco da professora de português mal amada que saia pra fumar no meio da aula. Pelo menos hoje basta criar um álbum no Google.

Está crescendo uma geração que não vai conhecer a foto em papel, assim como a minha já não comprou nenhum lançamento em vinil. Quanto a isso me pego pensando... quando tiver um filho... Terei eu em CD aquelas fotos dele com o pinto pra fora ou comendo merda? Essas mesmas que nossas mães adoram mostrar pra nossas namoradas! Guardando no meu HD, correria o risco de que um vírus de computador acabasse com toda a memória do meu garoto. Eis que cheguei a uma solução que parece ser a ideal... farei urgentemente um fotolog para ele!! Assusta-me deveras a idéia de que o escrito nas últimas linhas venha a se tornar um não absurdo, já que começam a se proliferar perfis no orkut de esquisitices, como os de bebês, cachorros, papagaios, pais.

Mas talvez o fato mais interessante observado nesse mundo seja o de que, já nos tempos da minha avó as meninas cultivavam diários, os quais eram guardados a sete ou mais chaves, onde contavam tudo sobre suas vidas... o que faziam e o que deixavam de fazer. Sinto-me agora obrigado a deduzir que, na verdade, o desejo de todas elas era o de que todos lessem os seus diários, já que a versão virtual e mais publica impossível dele é popular como nunca foi.

por Felipe “Baiano” Batista (felipe.batista@gmail.com)

10 Comments:

At 11:21 AM, Anonymous Anônimo said...

Acertou na mosca essa coisa do diário! É bem verdade que a gente, no fundo, deseja que os nossos segredos sejam lidos, mas... isso tbm deveria ser um segredo, assim como o conteúdo dos diários! Não era pra ninguém saber que o que a gente sonha é que um dia os nossos escritos sejam parte de uma auto-biografia que vire best-seller.
É, num dá pra negar que todo segredo só existe pra que possa ser contado. E essa história do diário sem dúvida ilustra um traço forte da nossa natureza. Todo mundo quer que sua vida seja testemunhada, que o que faz seja valorizado. O negócio é como isso tem sido feito, né... "O luto de sobreviver aos amigos é o horror de viver uma vida inobservada".
Com o advento da Internet fácil e a febre dos "blogs, fotologs, orkut e afins", a gente pode ter muito mais que os 15 minutos de fama que Andy Warhol anteviu para todos em 68, ou os 3 meses que os big brothers ficam confinados, fazendo nosso entretenimento noturno.
Podemos publicar as nossas vidas pelo tempo que quisermos. Estamos escancarando os nossos diários e quase forçando as pessoas a lerem.
[Comenta no meu flog. Eu mando bjux à quem faz isso. Entra na comunidade que fizeram pra mim. Entra, vai. Já entrou?]
É, os diários (assim como a memória) ficaram realmente obsoletos diante dessa opção de platéia.

 
At 3:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu não levava caderno por colégio.

 
At 4:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Cá estou eu agora a ler o SEU diário, e ainda me indago sobre a razão pela qual lhe levou a fazer um.
Espero que com ESTE não seja como eram com os diários em papel ou como os virtuais, e você pare de escrever deixando seus leitores ansiosos por mais um textinho.

Bom, gostei daqui... certamente voltarei.
Beijão baianinho lindo de mi corazón!

 
At 10:09 AM, Anonymous Anônimo said...

Eh! Gostei do texto! Do título do blog então, nem se fala! Duas que amooo: uma delas estou deixando de lado há um tempinho... whatever!
Eh bem verdade isso que Baiano escreveu. Tenho medo do futuro :S Será que o meu filho(a) só vai saber digitar? Sei lá! Tantas coisas que me assustam! Gostei mesmo e vou voltar ao ambiente aromático e fumaçento deste blog!
Bjão em tu Felipe!
Da amiga, Rê!

 
At 8:52 AM, Anonymous Anônimo said...

Menino voltei no tempo com esse lance do diário!quantas e qtas vezes eu o escondia em lugares q as vezes nem eu sabia e misteriosamente ele ia parar no quarto de minha mãe! o que pra mim deveria ser escondido à 7 chaves,acabado exposto em conversas com as amigas dela e eu achando q só eu sabia! Hoje com essa febre de querermos a todo custo impor nossas idéias,pensamentos,gostos pra quem quiser ver escancaradamente abre uma preocupação pra o q vem aí por diante. Será q meus filhos conhecerão o prazer de ter um livrinho com cadeado cheio de figuras,clips coloridos,palavras recortadas de revistas cheio de frescurinhas??? sinceramente acho q naum! pois o meu maior sonho ao fazer 15 anos era uma festa com direito a valsa,um bolo enorme e hj o q minha pequena me pede quase q todo dia? adivinha!!! "Mãe eu só quero um PC" Tô ferrada!!!
Adorei o texto e já espero anciosa o q vem por aí!
Edilma

 
At 10:58 AM, Anonymous Anônimo said...

Respirei aliviado depois que li o texto. Quando soube da existencia desse blog levei um grande susto: Um dos meus melhores amigos está bixando! Mas felizmente nao está! ehehehehe! Mas ficou legal o texto, bem escrito. Espero os próximos.

 
At 5:52 PM, Anonymous Anônimo said...

po adorei o blog =p essa historia do caderno e da camisa era mesmo, todo mundo assinava falando sempre a mesma coisa ehehehhe essa cois de como vai ser a vida dos meus filhos, quando eu tiver daki a 935734857 anos é preocupante tb... acho q so deveriam ter contato com computdor e tecnologias depois da infancia =p
bjuu

 
At 6:30 PM, Anonymous Anônimo said...

935734857 anos?

 
At 10:57 PM, Blogger Alex de Large said...

Leitores, desculpem a falta de atualizacoes mas a culpa eh toda minha. O tempo escasso fez com que o meu texto atrasasse. Entao, amnha preparem-se para me conhecerem. :D

 
At 2:09 PM, Anonymous Anônimo said...

Write In English u freak of nature

 

Postar um comentário

<< Home