01 novembro, 2006

30a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

DIA 21.10.06
.

- Dias Gelados (Yamim Kfuim, ISRAEL). de Danny Lerner: Tendo como pano de fundo o cotidiano israelense durante os atentados, o filme é bastante competente no que se refere a sua narrativa mesmo não sendo dos mais originais.
.
- Parque (Park, EUA). de Kurt Volkner: Um filme extremamente idiota mas suficientemente engraçado.
.
- A Grande Final (La Gran Final, ESPANHA). de Geraldo Olivares: Três povos distintos (uma tribo nigeriana, um povo da ex-União Soviética e uma tribo Tupi-Guarani) que possuem uma coisa em comum: arrumar um jeito de assistir a final da Copa do Mundo de 2002 entre Brasil e Alemanha. Roteiro extremamente engenhoso, mesmo exagerando algumas vezes.
..
DIA 22.10.06
.
- O Ilusionista (The Illusionist, EUA). de Neil Burger: Um filme de Edward Norton. Na maioria das vezes só essa confirmação garante a qualidade da obra. Pena que dessa vez o roteiro pífio, as atuações forçadas e caricaturais (inclusive a de Norton) tornem esse filme uma grande porcaria.
.
- Caminho para Guantanamo (The Road to Guantanamo, INGLATERRA). de Michael Winterbottom: 3 amigos decidem comparecer ao casamento de um amigo no afeganistão, mas terminam presos pelo exercito americano e levados a base de Guantanamo. Um filme corajoso e importantíssimo diante das recém aprovadas leis que legitimam meios "alternativos" para interrogatórios. O filme perde um pouco por não se caracterizar totalmente como documentário e sim como uma reapresentação dos fatos comentados pelos envolvidos.
.
DIA 23.10.06
.
- Aquanitis (Aquanitis, ITÁLIA). de Peter Mahlknecht: Um cara que pós-derrame acorda com uma estranha obsessão por água, chegando a abondonar seu emprego e viver num reservatório de água. Resumindo, uma grande merda. Ponto pra cena em que o personagem principal discutindo com a deusa Aquanas leva uma peixada na cara. Tem que rir pra não chorar.
.
- A Comédia do Poder (L´ivresse du pouvoir, FRANÇA) de Claude Chabrol: Um filme político que critica essas relações entre multinacionais com o governo através de um humor delicado e utlizando o sarcasmo para atingir o seu objetivo: tirar sarro dessa política podre. Em uma cena, um dos envolvidos no escandalo responde : "Ele sabia, mas não sabia. Ele assinou sem ler." Soa familiar?!?!
.
- O Crocodilo (Il Caimano, ITÁLIA) de Nanni Moretti: Utiliza a crítica ao primeiro ministro Silvio Berlusconi para fazer fazer um filme italianão por excelência. Engraçado, emocionante e bastante crítico. Infelizmente, Nanni Moretti se arrisca não determinando a estrutura narrativa do filme, parecendo muitas vezes confuso no que se refere ao foco da pelicula.
.
- Esboços para Frank Gehry (Sketches of Frank Gehry, EUA) de Sydney Pollack: Essa primeira experiência de Sydney Pollack como documentarista é bastante satisfatória, conseguindo retratar toda a essência do arquiteto idealizador do museum Guggenheim. Mostra perfeitamente o quanto Frank Gehry é pedante e possui um ego do tamanho de suas obras. O único erro do documentário é não demonstrar os projetos em funcionamento, já que no final das contas a arte em questão só faz sentido se houver funcionalidade.
.
DIA 24.10.06
.
- Ouro Negro (Black Gold, INGLATERRA) de Marc Francis: Café é o 2º produto mais negociável nas Bolsas de Valores do Mundo. Este documentário é inciso na sua crítica aos países desonvolvidos na eterna exploração aos países subdesenvolvidos. O paralelo com a empresa Starbucks e os agricultores de café na Etiópia é geinal. Imperdível.
.
- A Ultima Noite (Praire Home Companion, EUA) de Robert Altman: Um filme que poderia ter se perdido pelo seu regionalismo, mas Altman juntamente com seu sucessor Paul Thomas Anderson fazem um filme leve, engraçado e emocionante, onde a direção das cenas e as atuações impecáveis de atores como Meryl Streep, John C. Reilly, Lilly Tomlyn, Woody Harrelson e Kevin Kline determinam a qualidade desse grande filme.
.
- O Céu de Suely (O Céu de Suely, BRASIL) de Karim Ainouz: Produçao e atuações impecáveis, principalmente de Hermilla Guedes e João Miguel fazem um filme extremamente interessante na sua abordagem do tema sem parecer muito óbvia. Pena que falte algo, não chega a seu ápice. Correto demais.
.
DIA 25.10.06
.
- O ano que meu pais saíram de férias (O ano que meus pais saíram de ferias, BRASIL) de Cao Hamburguer: A única coisa que uma criança de 10 anos quer é poder assistir a Copa do Mundo tranquilamente, mas a ditadura consegue tirar esse sossego quando seus pais precisam sair de "férias". Lindo, emocionante, engraçado e tecnicamente perfeito ( a fotografia é linda).
.
- A Fonte da Vida (The Fountain, EUA) de Darren Aronofksy: Complexo. A palavra mais certa para definir o novo filme do diretor de "Requiem para um Sonho" e "Pi". Saí do filme sem ter um pingo de idéia no que pensar, nem o que sentir em relacao ao filme. Necessita-se de tempo para florescer o contexto da obra em sua cabeça. Floresceu, e é GENIAL!
.
DIA 26.10.06
.
- Mudança de Endereço (Changement D´adresse, FRANÇA) de Emmanuel Mouret: Um filme besta que de início agrada por causa de seus personagens estranhos, mas cansa. O filme não cresce e perde várias oportunidades de se tornar uma comédia agradável. Resumindo, um filme esquecível que não serve para nada.
.
- Os Infiltrados (The Departed, EUA) de Martin Scorsese: Definitivamente, desisti de Scorsese. Depois do irregular "Gangues de Nova York" e o putaquepariuquefilmechatodocaralho "O Aviador", ele faz uma lambaça sem iguais. O filme exagerado, sem equilibrio algum e fugindo completamente da estrutura de filme policial. Ah, Jack Nicholson realmente cansou de criar personagens, só interpreta ele mesmo. Um sujeito em crise de meia idade, tarado, onde falar palavrão parece ser o ápice do seu dia.
.
- Noticias do Lar / Noticias de Casa (News from Home / News Form House, ISRAEL) de Amos Gitai: Depois de mais de 20 anos dos documentários em questão, Amos Gitai revisita as pessoas dos filmes anteriores para se ter alguma idéia no que mudou em suas vidas, e como conseguem viver no meio dessa guerra que parece não acabar nunca. O valor da casa aqui eh muito bem representada, fazendo até um paralelo com a essência do motivo da guerra entre Israel e Palestina.
.
DIA 27.10.06
.
- Poder Além da Vida (Peaceful Warrior, EUA) de Victor Salva: Depois do excelente filme B Olhos Famintos, Victor Salva faz um filme de filosofia barata, profundo como uma tampa de coca-cola e ainda o transforma num filme sessão da tarde. Ele só faz um certo sentido porque é baseado em fatos reais, porque no mais, é uma grande bosta.
.
- Dias de Glória (Indigènes, FRANÇA) de Rachid Bouchareb: Narra a participação dos soldados das colônias francesas na Segunda Guerra Mundial. Mostra a luta por uma liberdade que contraditoraimente foi deles retirada. Forte, critico, bem produzido, esse filme alcança todos os seus objetivos e ainda nos presenteia com grandes atuações de Jamel Debbouze, Samy Naceri, Roschdy Zem e Bernard Blancan. Tudo a ver com a realidade francesa e o descaso com os imigrantes.
.
- Big River (Big River, Japão) de Atsushi Funahashi:Um japonês atrevessando os EUA, um paquistanês a procura de sua esposa e uma mulher (linda por sinal) que mora em um tralier, têm seus caminhos cruzados os levando a uma aventura pelo deserto americano. Poderia até ser um filme engraçado mas não é. É cansativo, besta, sem sentido algum. E ainda tenta fazer uma crítica a xenofobia mas não consegue. Filme idiota.
.
por Rick Monteiro (rick_monteiro@yahoo.com.br)
.
TOP 5 RICK
1. A Fonte da Vida
2. Dias de Glória
3. O ano que meus pais saíram de férias
4. A comédia do Poder
5. A Última Noite
.
TOP 5 FELIPE BATISTA
1. A Fonte da Vida
2. O ano que meu pais saíram de férias
3. Dias de Glória
4. O Crocodilo
5. Comédia do Poder

5 Comments:

At 9:13 PM, Anonymous Anônimo said...

ainda num foi hoje que assisti 'o ano que meus pais saíram de férias'...
feriado, shopping lotado, sessão consequentemente lotada pra quem chegou apenas 20 minutos antes. =///
findei vendo the prestige, que ainda tô aqui pensando se gostei ou não. mas tô mais pra votar no não. é que tem scarlett, sabe? =P

 
At 9:21 PM, Blogger Alex de Large said...

Pô, nem dei pra ver o novo de Chris Nolan, os horarios nao bateram. De magico soh deu pra ver a merda do O Ilusionista.

 
At 11:57 AM, Anonymous Anônimo said...

ei rick gay, te liguei ontem para agente marcar de jogar playstation e não consegui, vamo marcar esse fds, me liga, Erinaldo

 
At 7:43 PM, Blogger Alex de Large said...

Vi hj The Prestige (O Grande Truque) com o baiano. Achei bonzinho, mas a trama eh mieo capenga. Nao ha motivações coerentes para o desenvolver da historia.

 
At 12:57 PM, Anonymous Anônimo said...

reck reck.. saudade do carai de voces.. da cantina heheheh. vou ver esses filmes. abraço

 

Postar um comentário

<< Home