14 outubro, 2006

A man has a choice and it´s a choice that makes him a man

Elia Kazan era um gênio. A sua sensibilidade atrás das câmeras era notável e tinha um quê de controvérsia para época. “Um Bonde Chamado Desejo”, “Sindicato dos Ladrões” e “Viva Zapata!” são alguns dos exemplos da sua maestria que se capacitava em formar elementos e reinventá-los à busca da melhor combinação. Combinação clara em Stanley Kowalski, Terry Malloy e Emiliano Zapata. Nascia uma grande dupla: Elia Kazan e Marlon Brando. Marlon o considerou o seu grande mestre. Elia seria então a pessoa que deu oportunidade para aquele que, na minha opinião, seria o maior de todos. E pelo visto, Elia Kazan também possuía um faro aguçado no que se referia a achar talentos.
.
Em 1952, Fairmount, Indiana, um rapaz participara de uma adaptação escolar de Hamlet, todos percebendo o talento do garoto o mandaram para Nova Iorque. Passando este a dividir o tempo entre empregos secundários e tentativas, até então frustradas, em peças de teatro. Até que, Kazan decidira adaptar o romance “East of Eden” de John Steinbeck, e precisava achar um ator de personalidade forte e impactante para viver o personagem principal Cal Trask. Tendo duas opções o diretor fez uma escolha arriscada e escolheu aquele que sentira-se mais desconfortável na seleção. Um rapaz bonito, tímido, mas com lampejos de extroversão. O que ninguém esperava era que essa escolha mudaria de vez o cenário do cinema mundial. O ator até então desconhecido era James Dean.
.
James Dean tinha algo a mais e muito difícil de se identificar o que, a sua figura era forte e ao mesmo tempo indefesa, era bem humorada e alegre e segundos depois extremamente sério e concentrado. Muito pra entender James tem que se partir dessa complexidade, dessa contradição de encarar a vida. Dean conseguia falar tudo apenas com os olhos. Certa vez. Edward Norton, em entrevista ao Actor´s Studio, falou que existem atores que desenvolvem os personagem através do silêncio, percebe-se o seu cérebro funcionando e não apenas esperando a sua vez de falar. James Dean era um desses.
.
E “Vidas Amargas” foi perfeito exatamente por abranger todos esses elementos que o formavam e o mais importante, possuía um diretor que pudesse embarcar em todas essas nuances de entendimento para a realização do filme. E Elia Kazan conseguiu. Todas as cenas possuem algo representativo, em alguns momentos tenta acentuar a complexidade de seus personagens, enquanto em outros tenta esconder suas angustias para que então possamos decifrá-las.
.
Cal Trask é apenas mais um dos inúmeros que tenta descobrir sua verdadeira motivação para viver, a busca dos sentimentos que o assombra para assim determinar suas próprias escolhas. A verdadeira essência de nós mesmos. Jimmy, como era chamado pelos amigos, é exatamente isso, sufocado por expectativas e projeções dos outros ou dele mesmo. E essa única imagem de rebelde inconseqüente atribuída a ele pela mídia não faz jus a tudo aquilo que ele representou para a arte. Algo que defendia acima de tudo, a arte. Dos poemas de Walt Whitman, das declamações de William Shakespeare, dos filmes de Jean Renoir.
.
Infelizmente, em 30 de setembro de 1955, bate seu carro numa árvore. James Dean morre aos 24 anos e dá fim a uma das carreiras mais curtas do cinema, durando apenas 18 meses e nos deixando somente três filmes: “Vidas Amargas” de Elia Kazan, o único que ele viu ser lançado; “Juventude Transviada”, o que seria o mais famoso e “Assim Caminha a Humanidade” de George Stevens, onde contracenara com Liz Taylor e Rock Hudson.
.
“Senti ciúme minha vida toda.
Ciúmes que eu mal suportava.
Essa noite tentei comprar seu amor.
Não quero mais nenhum tipo de amor.
Não compensa. Não há futuro nisso.
Mas agora, eu não quero mais.
Não posso mais usá-lo”
(Cal, para o pai, que o sufocou a vida inteira com tantas expectativas)
.
Isso era James Dean.
.
por Rick Monteiro (rick_monteiro@yahoo.com.br)

2 Comments:

At 7:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Tinha na mente uma imagem de James Dean, olhar de galã em uma jaqueta de couro que se tornou referência para muitos atores, mas a partir de conversas com Vicente e Rick pude saber o James Dean além desse estereotipo e que está sintetizado presente neste texto. Agora só falta ver os filmes.

 
At 7:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Para quem não conhece bem esse ator eu humildemente indico um filme que certa vez eu assisti pela TNT. James Dean com James Franco fazendo o papel do lendário Jimmy!!! Se não me engano o filme foi feito para TV pela própia TNT e faz tempo que vi portanto não posso dar uma opinião convicta, mas até onde eu me lembro o filme é bom e o roteiro bem fiel a vida de James Dean. Vale a pena conferir.

 

Postar um comentário

<< Home